Voltar a página Inicial

terça-feira, 17 de março de 2015

Música

 4- Rock ´n´ Roll (anos 50)
Postado em  23/10/2013

O Rock pode se considerado ainda, o gênero musical mais popular do ultimo século . Ainda que a Dance Music (EDM- Eletronic Dance Music) esteja muito popular, ainda se pode afirmar que o Rock é muito influente na música atual, talvez não tão popular quanto antigamente.

O gênero começou no final dos anos 40, quando as big bands eram populares nos Estados Unidos, tocando diversos ritmos, sendo que o boogie woogie era o mais popular entre os jovens. Nota-se que o Boogie Woogie é muito semelhante e tem o mesmo ritmo do Rockabilly (pré-rock). Importante salientar que o boogie woogie já era dançado pelos negros há tempos e só no final dos anos 40 foi adotado pelos brancos na forma de big bands. Este mesmo boogie woogie incorporou o Soul (música negra sulista), o country (música branca do interior) e o Gospel (musica negra cantadas em igrejas).



Foi com Chuck Berry e Little Richard, ambos negros, que podemos dizer que os fundamentos do rock foram estabelecidos. Chuck é considerado o pai do Rock, pela forma que utilizava a guitarra e seus acordes e pelo seu jeito pessoal de tocá-la. Já Little Richard era a cara do Rock, despojado, irreverente, com uma voz rouca gritante mas ao mesmo tempo alegre. Ao mesmo tempo, Bill Halley & His Comets foi a primeira banda de Rock. Uma curiosidade é que Bill Halley era na verdade uma banda de Country que acelerou o ritmo country e incorporou boogie woogie. Também apareceram outros cantores brancos de grande expressão como Carl Perkins, Jerry Lee Lewis, Buddy Holly, Roy OrbisonRitchie Vallens)

 Até então, a música rock era somente conhecida como R&B (rhythm and blues), somente no fim dos anos 50, quando um DJ de Cleveland, Alan Freed,  que tinha um programa chamado MoonDog, que tocava vários ritmos negros, que incluiam R&B. Quando foi contratado por uma rádio de Nova York (1951), o nome do programa teve que ser mudado, pois um mendigo  o processou por utilizar o seu nome, rapidamente trocaram o nome por Rock and Roll Show, com cantores e músicas de R&B, o que rapidamente foram chamados de cantores de Rock and Roll.

No íncio dos anos 50, os cantores negros eram a principal fonte de sucessos e por isso, a classe branca dominante não gostava do ritmo, dizendo que o Rock ou até então, R&B, era coisa de negros e que a juventude branca deveria evitar tal ritmo. Foi então que apareceu Elvis Presley, em 1954 ele começou a fazer sucesso ao mesmo tempo que os moralistas de plantão questionavam um branco cantando música de negros e não o bastante, ainda balançando os quadris. Em muitos programas, Elvis era somente enquadrado da cintura para cima.

Interessante observar que a maioria das canções e artistas de rock eram negros. Tantos os negros como os poucos brancos que faziam sucesso tinham algo em comum, eram oriundos de pequenas gravadoras e estas estavam vendendo muito, o que afetou as 4 grandes gravadoras da época. Para evitar perda nos seus lucros, tais gravadoras iniciaram um processo que ficou conhecido como Jabá, na tentativa de evitar que as pequenas gravadoras vendessem seus discos, o que não ocorreu, pois a maioria das pequenas gravadoras vendiam seus discos pessoalmente nos shows ou na rua.

Foi então que pressionada pelas gravadoras e pela sociedade branca americana, o rock "negro" foi afastado das mídias. Em seu lugar entraram cantores brancos, com um rock açucarado (Everly Brothers, Paul Anka, Pat Boone, Frankie Avalon, Neil Sedaka).  Curiosamente, alguns dos principais ícones do inicio do Rock sumiram. Elvis foi para o Exército, Chucky Berry foi preso por 2 anos por atravessar a fronteira com moças brancas, Little Richard virou pastor e Ritchie Vallens e Buddy Holly morreram em acidente de avião.



Portanto podemos resumir os anos 50 da seguinte forma, o rock foi uma mistura de ritmos negros (Soul, Boogie Woogie e Gospel) e do Country (música branca). Os principais artistas eram negros em meio de uma sociedade branca conservadora. Foi o primeiro ritmo a combinar música, moda e comportamento. Os filhos não se comportavam, não dançavam e não se vestiam mais como seus pais. Isto gerou controvérsia e o Rock era intitulado como "coisa de negros e imoral". Elvis, branco, cantava música de negro e rebolava e virou um ícone na época. O nome rock and roll foi batizado pelo Dj Alan Freed de NY e os anos 60 mudariam tudo.

Parada Rock (anos 50)

Nenhum comentário:

Postar um comentário