Voltar a página Inicial

Dicas

ASSUNTOS ABORDADOS

10) O salão do seu evento
9) Roteiro do seu evento
8) Como escolher um DJ
7) Qual a antecedência para contratação de profissionais?
6) Lay-out do salão influência a sua festa?
5) Na minha festa eu quero que toque só o que eu gosto.
4) DJ Recém formado é uma boa contratação?
3) Pode pedir música para um DJ?
2) Diferença entre sonoplasta e DJ
1) Por que contratar profissionais para sua festa?

*****
10- O salão do seu evento

Quando for locar, emprestar, fazer o seu evento, observe algumas coisas que farão “a diferença” do seu evento. Nada adianta ter um salão lindo e maravilhoso se coisas como cozinha e banheiros não são funcionais.

1-     Primeira coisa a observar é verificar se o salão tem estacionamento para a maioria dos seus convidados. Caso não o tenha, verifique se há estacionamento particular na redondeza, se é possível fazer um convênio e/ou parceria, para um desconto pelo período que os veículos de seus convidados ficarem lá. Óbvio que este pagamento ficará a cargo de seus convidados a não ser, que você esteja com o bolso cheio e possa bancar a conta.
2-     O Salão deve comportar o número de convidados.... mais a mesa do buffet, o local para o DJ, um Lounge para fotos, a mesa de bolo e/ou de doces caso esteja em seus pensamentos isto, Bartender, Cabine de fotos, Malabares, etc. A pista de dança pode ser conjugada com a mesa do buffet ou seja, durante a janta a mesa ocupa o espaço, após é retirada e feita a pista. Não fique em pânico, não fica feio retirar as mesas com os convidados, desde que feita de forma ordeira e organizada.
3-     Verique as instalações do Salão como banheiros. Os homens normalmente não são muito exigentes quanto as condições dos banheiros mas as mulheres sim. Veja se tem um bom tamanho, se há reservados em bons estados, normalmente os banheiros femininos há bancos grandes ou sofás, espelhos gigantes, bancadas para maquiagem. No dia da festa é interessante colocar uma cesta em uma das bancadas com produtos femininos, meias calças, absorventes, band-aids, alfinetes, geralmente tudo o que uma mulher tem na bolsa para alguma emergência e que lógico, não caberia numa bolsa de festa.
4-     A cozinha deve ser inspecionada para caso da comida ser feita no local por alguém. Verifique o fogão, se as bocas funcionam, se não há vazamentos de gás, se haverá botijão de gás cheio no dia, água em todas as torneiras, tomadas 110v e 220v, fácil acesso ao salão.
5-     Cheque as condições de acessibilidade, escadas, rampas. Lembre-se que no eventos sempre haverá pessoas com necessidades especiais e/ou idosos.
6-     Caso o evento seja em um restaurante, é sempre bom ver as condições de higiene do local, incluindo-se os banheiros também.
7-     Aprovado, veja as condições do salão. Em restaurante eles geralmente estão prontos, bastando as vezes melhorar com uma boa iluminação lateral (pontos de luz para ambientação), lembrando que a empresa de som vai cobrar por ponto de luz e o restaurante também cobra uma taxa de ponto de luz, pelo uso da energia (loucura mas é verdade). Em um salão particular, veja se há cortinas, se há partes a serem escondidas, dá-lhe cortinas. A noite pode-se esconder muitos defeitos do salão utilizando luzes de ambientação (pontos de luz) e plantas.
8-     O salão inclui seguranças ou não? Alguns sim outros não. Sempre é bom um, nem que seja na entrada. Guardadores de carros é essencial caso os veículos dos convidados  precisem ficar estacionados na rua.
9-     Garçons. Se for em restaurante eles estão incluso (óbvio). Em salões particulares as vezes é preciso pagar por eles (quando são do próprio salão) ou terceirizar de vez. O ideal é um garçom para 2 a 3 mesas.
10- Quando o salão é particular, onde você vai ter que fazer tudo, essencial um Cerimonialista. É um custo adicional que vai ser bem pago
Boas Festas
Dj Iran
Mar/2015

*****

9) Roteiro de seu evento

Você já deve ter ouvido falar em roteiro do seu evento. Se não ouviu ou ainda tem dúvidas vamos explicar. Roteiro é como o próprio nome diz, uma série de eventos que ocorrerá em sua festa, ele estará em ordem cronológica, ou seja na ordem natural dos acontecimentos, geralmente é feita pelo Cerimonialista ou pelo próprio Dono ou Dona da Festa.

Ele é essencial para festa pois estarão os detalhes específicos do casamento, festa de debutante ou formatura. Por exemplo, em um casamento, o roteiro dirá como e quando os noivos entrarão no salão, com qual música, o que farão depois e assim por diante, até a hora do baile, caso o tenha.
Lembrando que o Cerimonialista faz o roteiro e as músicas devem ser discutidas entre o(s) dono(s) da festa e o DJ e posteriormente repassado ao Cerimonial.

Um detalhe importante que tenho observado em vários eventos, que alguns roteiros atrapalham ao invés de ajudarem, principalmente quando há paradas ou interrupções no baile.
Em um casamento, 15 anos, formatura, geralmente antes do jantar, do coquetel ou mesmo da parte oficial (onde há as cerimônias), são tocada músicas em som mais baixo, pois ainda não é o baile, é a chegada dos convidados. Iniciada as cerimônias, o ideal é se feito tudo em um bloco só, sem interrupções e assim que começar o baile, não haver também interrupções.
Por exemplo não parar o baile para cantar parabéns ou para jogar o buquê. Faça tudo isto antes.

O baile, quando há interrupções, muitas vezes é difícil recomeçar ou fazer as pessoas voltarem a pista.
Em muitos eventos, as vezes os convidados não são muito chegados a dançar ou não são "pés de valsa". Então quando eles resolvem ir para a pista, tem que mantê-los lá, Se toda hora, parar para fazer uma homenagem, para trocar isto, para mostrar aquilo, o baile acaba ficando maçante e desmotivando as pessoas a não retornarem a pista ou ainda, irem embora. 

E depois não adianta colocar a culpa no DJ. DJ não é mágico. Quando for fazer seu evento, lembre-se dessas dicas. São garantias para que sua festa seja um sucesso.

DJI
Out/13

*****

8) Como escolher um DJ
Parece fácil isto, você marca a festa, escolhe o DJ e pronto, ele vai tocar tudo o que você quer, da maneira que você quer, beleza.... não é?  
Não!
Primeiro você deve analisar o seguinte:

* Qual o perfil da sua festa- Retrô (Flash Back, túnel do tempo, só músicas antigas), Eletrônica (EDM, Dance, House, Eletro, Acid, Techno) , Sertanejo (Sertanejo Tradicional, Raiz, Universitário e aqui pode-se entrar aínda Forró, Gaúcha), Temática (anos 60, 70, 80), Miscelânia (todos os ritomos), Rock, MPB (Axé, Brop- Pop Rock Brasil, Samba, Pagode), Funk (Funk Carioca, Ostentação, Rap), etc.. Lembrando que alguns ritmos não combinam entre si (Exemplo Rock e Funk).

* Qual o perfil dos seus convidados- Você faz uma super produção para uma festa de anos 80 e convida somente adolescentes que curtem muito funk, hardcore e bandas teens. Não vinga.

* O que você quer da sua festa- Você quer uma festa para você curtir, que seus convidados curtam ou simplesmente um local para o pessoal conversar? Uma festa, quando você faz, logicamente é para você, entretanto você tem obrigatoriamente que agradar seus convidados também ou eles vão embora. Também não pode-se só agradar seus convidados senão você não tem o porque de fazer uma festa, gastar dinheiro e você ficar insatisfeito. E festa não é para conversar, isto se faz num "happy hour" num barzinho, pode ser até aquele da esquina onde você fica na mesa com amigos, som baixinho, conversando. Festa é para se dançar, se animar, conversar alto e não ficar em rodinha de amigos, até pode ser, mas sem reclamação que o som tá alto demais.

Feito este questionamento vá a busca de um DJ, veja o perfil dele, ele é específico de um ritmo (só toca um gênero musical- exemplo Eletrônica) ou ele e comercial (toca de tudo).Mesmo os DJs comerciais tem algumas restrições, veja "Eu" por exemplo, tenho amplo conhecimento de todos os ritmos MAS  sou especialista em Eletrônica- estilo House Music ou seja, dentro da música eletrônica, o estilo House Music é o meu diferencial. Também veja os pontos que não são fortes para o DJ, com exemplo "Eu" novamente, meu ponto fraco é Funk Carioca, onde não sou especialista e raramente o toco. 

Tendo a definição da festa (perfil da festa e dos convidados, a quem quer agradar, perfil do DJ), ficará mais fácil você escolher DJ. Existem milhares de DJs, como se diz por aí "...um DJ em cada esquina" e na verdade tem. A melhor forma ainda é a indicação, na falta dela, converse por email, por fone, pessoalmente, questione o DJ sobre seus trabalhos, perfil, o que curte e o que não curte, ou seja, ENTREVISTE. Seja nesta hora impessoal e profissional e veja se ele é também profissional ou amador. Você quer um DJ amador controlando a sua festa toda? Um profissional não é garantia que vá render uma pista cheia, mas é com certeza um meio caminho.
abs. 
DJ Iran
Ou/2013

*****

7) Qual a antecedência para contratação de profissionais?
O ideal seria 01 (um) ano. Alguns salões já tem pré-reservas para um ou dois anos, DJs, fotógrafos e cerimonialistas em torno de 8 a 10 meses, garçons, seguranças, guardadores de carros em torno de 2 meses, cozinheiras, copeiras em torno de 3 meses. Em certas épocas do ano, alguns desses profissionais ficam escassos como:
* Janeiro (formaturas);
* Maio (mês das noivas);
* Junho e Julho (festas Juninas);
* Dezembro (festas de fim de ano empresariais).

Os outros meses fiquem atentos a datas específicas onde os profissionais são muito requisitados:
* 1º de Maio (festas empresariais)
* 2º domingo de maio (Dia das Mães)
* 12 de Outubro (dia das crianças)
* 31 de Outubro (Halloween)

E especificamente nestas datas, além de raros, os profissionais cobram caro:
* 24 e 25 de Dezembro;
* 31 de Dezembro e 01 de Janeiro

Lembrem-se que como os eventos são distantes de quando confirmados com os profissionais de verificar:
* índices de satisfação de clientes (faça busca pela internet, Procon, com amigos, se não há pontos negativos sobre estes profissionais);;
* sempre efetue um contrato e i leia antes de assinar;
* não efetue o pagamento total, apenas dê um sinal para "segurar" a data. O restante do pagamento negocie até a data do seu evento (normalmente estes profissionais são pagos 100% antes da data do evento);
* com a proximidade do evento, o profissional deve entrar em contato, se não o fizer, você dê um toque sutil a ele, perguntando se está tudo certo;
* qualquer dúvida, entre em contato sem constrangimento, afinal ele está sendo pago para efetuar/gerenciar aquele tipo de função na sua festa, não é você que tem que ficar preocupado(a).
A maior parte dos profissionais da área de Eventos são contatados por indicação, portanto, você(s) será ou serão, o canal de marketing desses profissionais, marketing positivo ou negativo.
abs
DJ Iran
set/2013

*****

6) O lay-out do salão influência a sua festa?

Sim e como. Lay-out seria o desenho, o formato do espaço.

O formato da salão ou local de seu evento pode ser de vários tamahos e totalmente diferentes um dos outros. Alguns amplos, outros pequenos, em formato de "L", retangular, quadrado, triangular, circular, com ou sem colunas.

Antes de você pensar em contratar som, cerimonial, pense primeiro no seu evento. Que tipo de evento vai ser. Casamento, 15 anos, Vernissage, Happy Hour, Temática. Mas por que pensar assim?  
Se o teu evento for uma happy hour, uma confraternização, uma reunião, onde as pessoas irão apenas parar conversar ou até para dançar, pode o salão ter vários ambientes, ter colunas, ser em formato "L' que não terá problema, porque neste eventos o público estará lá para convesar ou para dançar, ver e ser visto, não é um evento onde teremos um objeito único e comum, o objetivo dos seus convidadados é se divertir.
Agora pense comigo, festa de casamento, com ou sem cerimônia, de 15 anos ou ainda bodas por exemplo,  onde o objetivo é que todos os convidados vejam os noivos, a debutante, os bodistas. Imagine um salão em L, com várias colunas, com pontos cegos ou com vários ambientes separados por paredes. Com certeza será um problema que só pode ser solucionado com instalação de telões e a contratação de cinegrafistas e equipamento especial para a transmissão do evento em tempo real em todos os pontos "cegos"e logicamente, aumento muito grande nos custos da festa. Não basta o salão se bonito, tem que ser prático. Já vi salões práticos que não são bontitos mas nada que uma boa decoração (as vezes até simples) não o deixe legal.
abs.
DJ Iran
ago/2013

*****

5) Na minha festa eu quero que toque só o que eu gosto.
Será que vai funcionar?
Novamente a palavra depende vai aparecer mas quase com certeza que não.
Para funcionar, todos os seus convidados teriam que ter, hipoteticamente, o mesmo gosto musical de você. Será que eles tem?
Um exemplo clássico. Em um casamento de 200 pessoas, portanto festa de porte médio, você vai convidar muitos parentes, amigos e pessoas que realmente fazem parte da sua vida, lembre-se que você não está convidando pessoas com o mesmo gosto musical mas sim pessoas com afinidades diversas com você. Afinidade não diz respeito só a música, você pode gostar de alguém porque tem afinidade nos negócios, nas artes ou por qualquer outro motivo e uma pessoa não precisa estar em todas estas afinidades. Normalmente nossos amigos e/ou parentes, tem apenas uma delas. Por isso é perigoso você estipular apenas seus gostos musicais.
Certa vez, uma cliente afirmou que a festa de casamento é um momento especial para os noivos e por isso a festa é pra eles. Em parte sim mas tem que ver, que o casamento por ser especial, você quer compartilhá-lo com os outros e por isso também tem que ceder em alguns detalhes. Se você quer uma festa especial só para os noivos, casem no cartório e de lá vão para a lua de mel. Se optou por festa, tem que fazer concessões.
E numa festa de casamento, assim como aniversários, bodas, debutantes, são festas que vão ter todo o tipo de convidados, que vão gostar do sertanejo, pop, dance. O que você pode fazer é dar limites para que a festa fique legal, agradando a todos mas sem perder um perfil estipulado por você. Em outras palavras, por exemplo: você não curte funk e há convidados que curtem, solicite algo light (funk sem palavrões ou pejorativas) e seleção rápida, assim agrada uma parcela de seus convidados sem ferir seus ouvidos.
abs.
DJ Iran
jul/2013

***** 

4) DJ Recém formado é uma boa contratação?
Depende para o que você quer.
A maioria das escolas de DJs do Brasil geralmente formam profissionais apenas para o estilo Dance (e suas variações) e Hip Hop (Rap, Gangsta, etc) mas não os formam para uma cultura musical.
Isto ocorre com o tempo, portanto um DJ com mais tempo de estrada terá muito mais informação musical e portanto, muito mais qualidade. Lógico há exceções mas raras.
Mas pode-se questionar para que tanta informação musical se apenas farei uma festa de pagode, por exemplo. Não faz mal, a música assim como a humanidade é um conjunto de informações que se transformam, copiam, imitam. Nada no mundo musical é totalmente novo, sempre tem uma raiz em um ou mais ritmos. Se você tem o conhecimento disto, facilitará o domínio sobre as seleções musicais que irá escolher assim como também, não ficará focado apenas nas novidades. 
O legal do bom DJ é ele ser inovador mas sem perder contato com coisas antigas. Numa festa dançante você pode tocar um Dance que acabou de ser lançado mas pode fazer um "link" com a Disco Music, que apesar de ser da década de 70, é a base da Dance Music atual junto com outros ritmos, para você ver como é importante ter conhecimento musical.
Outro detalhe das escolas de DJS, é que a maioria dos profissionais que hoje saem formados, é que muitos não estão no mercado porque gostam da profissão mas sim, porque é charmoso, "é legal" ser DJ, "tá na moda". Um DJ bom, você vai perceber na conversa que ele ama a profissão, não está lá apenas pelo dinheiro ou pela fama, mas sim para ver a  pista cheia.
abs.
DJ Iran
jun/2013

*****

3) Pode pedir música para um DJ?
Depende.
Existe muitos tipos de DJ que trabalham por aí.
* DJ Produtor é aquele que faz música, por exemplo David Guetta.
* DJ Comercial- toca de tudo, geralmente é este profissional que você contrata para seu evento
* DJ Residente- toca especificamente em uma casa noturna
* DJ Técnico- toca apenas um estilo de música
Normalmente nenhum DJ gosta que peçam músicas e vou falar o porque disto.
Pense em você fazendo uma receita de bolo, você é um confeiteiro(a), sabe do que está fazendo, aí chega o dono da Panificadora, em sua maioria não sabem fazer bolo e começa a dizer que faça isto e aquilo (não se esqueça que é ele quem paga o seu salário). Você como profissional sabe que algumas coisas, mesmo estando na receita, não funcionam e você quando foi contratado, foi justamente procurado pelos seus dotes culinários e agora ele chega e quer dizer como se faz. 
Lembre-se que o DJ é um profissional, ele sabe a hora exata onde deve-se colocar um música ou não, qual seleção a ser tocada, ele tem um "feeling" (um sexto sentido) para isto.
Agora é lógico, que alguns pedidos podem ser feitos e certamente um bom DJ irá tocá-lo no momento exato que for necessário.
Mas pode-se perguntar "... e se a seleção musical não estiver agradando e eu como organizador do evento não posso pedir mudança de ritmo ou música?".
Pode e deve, um bom DJ não vai deixar isto acontecer. Por isso mais uma vez você tem que procurar um profissional e não um amador. Também tem que ver qual o estilo do DJ, não adianta contratar um excelente profissional em Techno e fazer uma festa Sertaneja. Aí vem o tipo de DJ que deve contratar.
DJs comerciais, geralmente tocam de tudo, mas converse com ele, veja o perfil da sua festa, de seus convidados e nesta conversa, certamente vocês se entenderam e farão um bom evento.
abs
DJ Iran
mai/2013

***** 

2) Diferença entre sonoplasta e DJ
Você saberia diferenciar um sonoplasta de um DJ?
A princípio, todo DJ é um sonoplasta mas são coisas totalmente diferentes.
Quando você contrata alguém para fazer o seu evento e você quer determinar tudo, músicas, sequências e ritmos, então você estará contratando um Sonoplasta. Ele vai apenas sonorizar o ambiente e vai seguir uma lista que você fez. É o que acontece nas rádios. Exite um programador e um sonoplasta. O programador seria você, indica qual música irá tocar, quando e em que sequência.
Já o DJ, você contrata, até faz resenhas de que ritmos você quer ou não em seu eventos, algumas músicas que não podem faltar ou que não podem ser tocadas, mas de resto, seleções, músicas, ordem e tudo mais, é a critério do DJ. Afinal você contratou alguém para fazer a festa, então não se preocupe com isto..
Agora uma dica. Saiba qual DJ você contrata. Inicialmente contrate alguém indicado ou quem você já viu trabalhando. Caso não possa, converse com este profissional, tire suas dúvidas, só assim você terá a confiança de um bom profissional.
abs.
DJ Iran
abr/2013
 *****
1) Por que contratar profissionais para sua festa?
Você pode fazer uma festa simples ou uma grande sem a presença de profissionais, mas com certeza você terá serviço em dobro e em muitos casos, não ficaria tão barato assim, se a questão for economia.

Uma festa na verdade é feita por vários profissionais de diversas áreas, que trabalham em conjunto e formatam e finalizam seu evento. São raríssimos os casos de profissionais que atuam em todas as áreas.

Mesmo quando você contrata uma agência de eventos ou um cerimonialista, ele ou eles, vão apenas administrar os vários profissionais que ali vão trabalhar. Observando que cada um terá o seu nicho de atuação, independente.

Cabe a você na assinatura dos contratos, observar as independências, deixando claro o que você quer e que todos trabalhem de modo a não atrapalharem um ao outro e tampouco, tirando-lhes a independência  de seu serviço. Por exemplo, um DJ terá que seguir o roteiro da cerimonial mas a sequencia de músicas durante a festa assim como a "levada" são exclusividade do DJ e não do cerimonial.
abs.
DJ Iran
mar/2013
 
*****

Neste Blog, você tem acesso as fotos de equipamentos, eventos, salões além de dicas para suas festas. No lado esquerdo, separado por blocos, você tem ::
* Equipamentos
* Dicas
* Nossos Canais de Comunicação
Deixe aqui também a sua impressão, seus relatos, críticas e dúvidas.

Equipe DJI
fev/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário