Voltar a página Inicial

terça-feira, 17 de março de 2015

Música

 2- DISCO MUSIC
Postado em 18/04/2013

A disco Music é originária dos Estados Unidos, fruto da influência de outros ritmos como o próprio Rock, R&B, Gospel, Soul, Psicodélia entre outros.
No fim dos anos 60, a Black Music se desprendia do Rock. O Rock como todos sabem é uma mistura de outros ritmos também mas a sua essência é a música negra. Entretanto, como o passar de uma década, o Rock se tornou branco, incluindo as músicas de negros que eram feitas para o público branco. No fim dos anos 60, com toda a psicodelia que imperava, junto com o experimentalismo, deu margem para os compositores negros voltarem a fazer música para o público negro.
No começo da década de 70 surgiu o cinema para negros, chamado de blaxploitation. Juntamente com ele, apareceu uma récula de produtores e artistas negros, compondo loucamente novos arranjos que até então não éra comum. Plantado as sementes da Disco, começaram a surgir artistas que faziam um som altamente dançante, contrastando com o inicio da década onde o Rock deixou de ser divertido e passou a ser experimental (Rock Progressivo) e menos dançante. A grande sacada da Disco foi colocar um groove, uma batida que imitasse a batida do coração (ritmo cardiáco) e com uma grande parafernália de instrumentos de sopro e metal, juntamente com cantores negros com vozes possantes , sejam estes homens ou mulheres.
No início a Disco era uma música de Gueto (Negros, Latinos e Gays). As musicas mais marcantes do inicio da Disco foram: Shirley & Co (Shame, Shame, Shame) , Hues Corporation (Rock the Boat) and George McCrae (Rock Your Baby). Também surgiram grandes nomes de compositores vindos como exemplo da gravadora Motown ou o som vindo da Filadélfia (MSFB e TSOP).


Mas só foi em 1977 com o filme os Embalos de Sábado a Noite é que a Disco ganhou repercursão mundial. Um detalhe é que em 1977, a Disco estava em Declínio nos Estados Unidos e o filme ajudou a erguer o ritmo e chegar ao público branco. Por ser um ritmo de origem negra, na época não foi bem vista por alguns grupos étnicos, sendo que em 1980 este grupo conseguiu juntar toda a mídia para que simplesmente boicotassem a Disco Music, o que de fato ocorreu.
Mesmo assim a Disco não morreu, na Europa ela foi incorporada e modificada a tal ponto, que iniciou um outro ritmo: Eurodisco.
Como influência musical, a Disco influenciou o Tecnopop dos anos 80 e consequentemente a NewWave, A House Music e a Dance e o próprio Rock. No auge da Disco (entre 77 e 79), basicamente todos os grandes artistas se renderam ao ritmo e compuseram ou cantaram algums música neste ritmo.

Parada Disco
1- Gloria Gaynor- I Will Survive
2- Bee Gees- Staying Alive
3- Kc & the Sushine Band- Shake Your Booty
4- Abba- Dancing Queen
5- Patrik Hernadez- Born to Be alive
6- Boney M- Daddy Cool
7- Village People- YMCA
8- The Weather Girls- It´s Raining Men
9- Giorgio- From Here to Eternity
10- Donna Summer- I Feel Love

Nenhum comentário:

Postar um comentário